Sediado na Rua Coronel Abílio Soares, 148 – Centro – Santo André/SP, obteve sua personalidade sindical em 09 de setembro de 2016, após anos de espera, com a publicação de seu registro sindical pelo Ministério do Trabalho.
A base territorial compreende as sete cidades do Grande ABC: Diadema (Capital da Beleza), Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, representando todos os trabalhadores empregados em estabelecimentos de beleza (cabelo, estética e os demais correlatos e afins).
O grande desafio atual para a diretoria do SINDBEL está na questão sobre a relação de emprego, vez que, em nosso segmento é mais que comum um profissional utilizar-se de instrumentos próprios na própria clientela, auferindo ganhos superiores ao proprietário do estabelecimento, dada as devidas proporções. Como também é muito comum a precarização das condições de trabalho desses mesmos profissionais, utilizando-se de forma oblíqua o conceito de relação de emprego.
Na doutrina jurídica, a autonomia se opõe à subordinação. Na relação de emprego, a despeito da participação integrativa, de certa colaboração do prestador, ele (trabalho) se desenvolve dentro de tal flexibilidade, como exercício de poderes jurídicos, que não se pode falar em relação de emprego. O vínculo jurídico do trabalho autônomo, recai preponderantemente sobre o resultado e não sobre a atividade em si.
Estabelecer critérios adequados para cada situação, lembrando que o sindicato existe para defender os direitos e proteção do trabalhador, tendo como fundamento destacado: o Princípio da Dignidade Humana; por consequência a luta por melhores condições de emprego e renda.
Estejamos atentos, os ataques aos direitos dos trabalhadores é cada vez mais comum, todavia, doravante será cada vez mais sutil e o SINDBEL do Grande ABC, vai fazer a diferença entre representação e representatividade.